400 mil pessoas não aparecem nas estatísticas de desemprego...

400 mil pessoas não aparecem nas estatísticas de desemprego, estão disponíveis para o trabalho, mas desistiram de procurar emprego.




SP registra crescimento de 334% do número de pessoas que desistiram de procurar emprego, diz IBGE

São Paulo registrou crescimento do número de pessoas que desistiram de procurar emprego. Mesmo sem nenhuma atividade remunerada, eles caíram no desalento, palavra usada pelos economistas para definir esse grupo.

No primeiro trimestre de 2014, eram 92 mil desalentados no estado. Em 2015, eram 94 mil. Em 2016 o número chegou a 200 mil. O número subiu de novo em 2017, chegando a 382 mil. O cenário aumentou ainda mais atualmente, com 400 mil pessoas sem procurar emprego. Em quatro anos, uma alta de 334%.

Mais de 3,5 milhões de pessoas estão desempregadas no estado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O barista, Rodrigo especialista em café, procurou e não encontrou trabalho. “Desisti de procurar. Fiz curso de teatro, fui estudar.”

Estas 400 mil pessoas não aparecem nas estatísticas de desemprego, estão disponíveis para o trabalho, mas desistiram de procurar emprego. Segundo o IBGE, a maioria é mulher, com idade entre 18 e 24 anos e ensino fundamental incompleto.

O aumento das vagas no mercado de trabalho depende da retomada da economia. Mas o ritmo ainda é lento. Uma solução é procurar cursos para se requalificar.

Postagens mais visitadas deste blog

Comer menos e Cagar mais! Cansei de ser chamado de Gordinho feio...

Comunique-se - Paulo Vieira - O Poder da Ação!

Acordando para uma vida abundante