Vencedora de vários concursos de empreendedorismo

“Não é errado fazer coisas para o bem da humanidade e querer dinheiro por isso”

Vencedora de vários concursos de empreendedorismo, Mariana Vasconcelos, de 25 anos, conta como uma temporada no Google e na Nasa ajudaram a fazer da Agrosmart a grande promessa entre as startups brasileiras



MARIANA VASCONCELOS, DA AGROSMART: TEMPORADAS DE ESTUDOS NA NASA E NO GOOGLE COMO PRÊMIOS POR VITÓRIAS EM CONSURSOS DE EMPREENDEDORISMO (FOTO: DIVULGAÇÃO/AGROSMART)


Filha de agricultores do sul de Minas Gerais, a empreendedora Mariana Vasconcelos, de 25 anos, vem há algum tempo alimentando um grande sonho: resolver a fome do mundo, ajudando pequenos e médios produtores a cultivar mais e de forma mais sustentável. Parece ambicioso. Mas para Mariana é assim mesmo que os desejos têm que ser. “A gente tem que atirar para a lua para que, no meio do caminho, possa ter oportunidades de resolver problemas e conquistar coisas”, diz.


É uma lógica aprendida durante os meses em que ela passou na Nasa e entre engenheiros do Google, depois de vencer importantes competições de empreendedorismo no Brasil. Entre eles, o Google Launchpad Accelerator, que garante duas semanas nos escritórios da empresa no Vale do Silício, e também o Call to Inovation, realizado pela FIAP e que concede bolsas de dois meses para um programa da Singularity, a universidade com foco em inovação cujas aulas são ministradas nas instalações da agência espacial americana. 


Em 2014, Mariana e outros dois colegas - o engenheiro elétrico Thales Nicoleti e o designer Raphael Pizzi, ambos de 27 anos - fundaram a Agrosmart, empresa de tecnologia que faz coleta e análise de dados para melhorar a eficiência da irrigação em áreas de plantio, com economia de energia e de até 60% no consumo de água. “Entregamos os dados de um jeito bem fácil de entender para que o agricultor não tenha que ficar batendo com o bico da bota no chão - que é o que geralmente se faz para saber se a terra está fofa e precisa de água ou não”, diz Mariana.


Em pouco tempo, a Agrosmart transformou-se num dos grandes destaques entre as startups brasileiras. Além das premiações que renderam à Mariana as temporada nos Estados Unidos, recentemente a Agrosmart também conquistou uma parceria com a IBM- para o desenvolvimento de soluções com uso de inteligência artificial - e, no final de 2016, foi escolhida pela Coca-Cola para o atendimento a alguns pequenos e médios agricultores da cadeia de suprimentos da empresa. A área de monitoramento da Agrosmart já chega a 50 mil hectares no Brasil. Mas Mariana quer mais: “Vamos ser líderes nesse tipo de solução na América do Sul e África”, diz. A aposta tem seu fundamento. A Agrosmart acaba de firmar parcerias com a Provestia e com a NaanDanJain (uma das líderes globais em solução de gotejamento) para a distriuição dos produtos desenvolvido pelo time de Mariana. "Os períodos que passei no Google e também na Nasa foram bem importantes para trazer a empresa até aqui", diz Mariana.

Nesta entrevista à Época NEGÓCIOS, Mariana conta detalhes de sua experiência e mostra por que ter objetivos grandiosos é crucial para um empreendedor. 


Você teve oportunidade de passar uma temporada no Google e na Nasa pelo destaque da Agrosmart entre as startups brasileiras. O que você tirou dessa experiência?
Além de todo o aprendizado técnico, eu abri minha cabeça como administradora. Entendi que você pode criar um negócio, que pode ser rentável, mas que pode gerar impacto na vida das pessoas. Boa parte dos problemas do mundo não serão resolvidos pelos governos, mas por novos empreendimentos, pelo uso inteligente da tecnologia. Uma das principais mensagens é que é possível fazer o bem e ganhar dinheiro. Não é errado você ganhar dinheiro. Pelo contrário. Eles até falam assim: você quer ganhar US$ 1 bilhão? Então, precisa resolver o problema de um bilhão de pessoas. Uma palestra bem marcante foi a do Peter Diamandis (um dos fundadores da Singularity e autor de best-sellers sobre como a tecnologia pode contribuir para um futuro melhor). Ele fala muito sobre a questão da vocação - que, no meu caso, é querer contribuir para alimentar o mundo de maneira sustentável - e da importância de pensar de forma exponencial. Você pega o seu objetivo e em vez de multiplicar por dez, eleva à décima potência. As conversas com engenheiros e os astronautas também me ajudaram muito.

► Neste Livro Digital De 10 Capítulos você vai descobrir o passo a passo para montar seu negocio online a partir do zero. Clique aqui saiba mais.




Bianca Andrade é um fenômeno da internet quando o assunto é Maquiagem. Sempre bem humorada e enérgica a Bia é responsável pelo Blog Boca Rosa e esta a frente de um exército de mais de 3 milhões de seguidoras nas suas redes sociais. A Bia se destaca de todas as outras blogueiras pois ela apresenta diariamente dicas e alternativas para maquiagens que sejam acessíveis para qualquer público. Aproveite a comodidade da sua casa para aprender e se divertir com as dicas dessa profissional de maquiagem. clique saiba mais.




Link Patrocinado

Postagens mais visitadas deste blog

Comer menos e Cagar mais! Cansei de ser chamado de Gordinho feio...

Comunique-se - Paulo Vieira - O Poder da Ação!

Acordando para uma vida abundante