EMPREENDEDORAS, MÃES E CHEFES DE FAMÍLIA
EMPREENDEDORAS, MÃES E CHEFES DE FAMÍLIA
Conheça a história de mulheres que, por necessidade, montaram seus próprios negócios e se tornaram a principal fonte de renda da casa. São 32% os empreendedores que abrem uma empresa por necessidade, enquanto que entre as mulheres o número chega a 54%.
Sandra Costa, da Zyon (Foto: Divulgação)
Para um contingente cada vez maior de
mulheres brasileiras, ter um negócio próprio é mais do que
apenas um sonho: é a única saída para complementar a renda ou até assumir as
contas da família.
De acordo com a pesquisa Global
Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, a taxa feminina de empreendedorismo
por necessidade no Brasil é 22 pontos porcentuais maior do que a dos homens.
São 32% os empreendedores que abrem uma empresa por
necessidade, enquanto que entre as mulheres o número chega a 54%. E conciliar a
vida exigente de empreendedor com os cuidados com a casa e com os filhos –
geralmente deixados a cargo da mulher – é uma tarefa árdua.
Sandra Costa é um exemplo dessa realidade. Após a
demissão do marido que trabalhava numa empresa de seguros, em 2013, e diante da
dificuldade de recolocação no mercado, Sandra viu no empreendedorismo a chance
de gerar renda para o casal, que mora com dois filhos já adultos. Assumiu o
desafio e assim nasceu a Zyon Cursos de Terapias, um espaço de terapia
holística que hoje paga as contas da casa.
“Sempre tive o sonho de montar o meu negócio e
quando isso aconteceu essa se tornou a minha única alternativa. Juntei minha
experiência de 16 anos atuando nesse ramo, meu conhecimento na área de terapias
holísticas e cursos voltados para área de bem-estar, autodesenvolvimento e
qualidade de vida, vendemos o nosso apartamento e investimos tudo no centro”,
conta a empresária. Segundo ela, o marido foi um importante parceiro em todo
esse processo, incentivando-a a investir as economias da família na empresa e
até na reforma do espaço. “Hoje o meu negócio é que sustenta a nossa família”,
afirma.
A história de Célia Aparecida Cunha, também mãe de
dois filhos, de 25 e 27 anos, que ainda moram com a família, segue o mesmo
roteiro. O salão de beleza dela, o Atena Beleza, tornou-se a única fonte de
renda para manter a casa.
A diferença é que foi nessa nova empresa que o
marido José Antônio, engenheiro, descobriu uma nova profissão. Depois de não
ter tido sucesso em um negócio do seu ramo e sem conseguir uma nova colocação
no mercado de trabalho, ele aceitou o convite da esposa para trabalhar no
salão, fez uma série de cursos na área de estética e agora é o novo pedólogo do
local.
“Quando percebi que a situação da empresa dele
estava ruim e que isso estava nos afundando, assumias rédeas e propus deixar as
contas comigo, com o lucro do salão. Ele ficou aliviado e agora se encontrou
nessa profissão, está cheio de planos para fazer novos cursos e contribuir cada
vez mais com a empresa”, diz Célia. “Estamos crescendo aos poucos, sem nos
endividarmos muito porque a situação econômica não está fácil”, completa.
A empreendedora aproveita sua própria experiência
para aconselhar amigas e conhecidas que se encontram na mesma situação de
desemprego na família e dificuldades financeiras. “Sempre falo para não terem
medo de tentar, para encontrarem alguma habilidade e empreender naquilo que
sabem fazer. Mas, se a situação apertar rapidamente, faça o que aparecer. Tem
de ir tentando e se não der certo, já parte para outra, veja o que dá retorno e
invista naquilo”, diz Célia.
Iniciar um negócio próprio por pura urgência
econômica é o chamado empreendedorismo por necessidade, e não é a melhor forma
de começar uma empresa. “O ideal é que a pessoa encontre uma oportunidade de
mercado, uma ideia pensada e planejada, para investir seu tempo, suas economias
e se aventurar no desafio de ser o próprio patrão”, explica o consultor do
Sebrae-SP Fabiano Nagamatsu. Mesmo diante de necessidade de gerar renda
rapidamente, ainda é possível fazer algum planejamento mínimo e entrar nesse
mercado com um pouco mais de segurança.
Bianca Andrade é um fenômeno da internet quando o assunto é Maquiagem. Sempre bem humorada e enérgica a Bia é responsável pelo Blog Boca Rosa e esta a frente de um exército de mais de 3 milhões de seguidoras nas suas redes sociais. A Bia se destaca de todas as outras blogueiras pois ela apresenta diariamente dicas e alternativas para maquiagens que sejam acessíveis para qualquer público. Aproveite a comodidade da sua casa para aprender e se divertir com as dicas dessa profissional de maquiagem.